logo

Mudas clonais de café conillon e calcários são distribuídos pela prefeitura de 4 Marcos


Por Por Assessoria

Mudas clonais de café conillon e calcários são distribuídos pela prefeitura de 4 Marcos

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 07 e 08 de outubro a entrega de mudas clonais de variedades de café conillon para Unidades de Referência Tecnológica (URT) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Após a solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura para a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), foram cedidas 7 mil mudas, que estavam no Viveiro de Mudas do Centro Regional em Cáceres-MT. As mudas foram destinadas para duas propriedades rurais do Assentamento Florestan Fernandes, aonde serão instaladas 02 áreas de Café Irrigado, sendo uma área de 01 hectare cada.

A Unidade de Referência Tecnológica (URT) é um modelo físico de sistema de produção, implantada em uma área, visando à validação, demonstração e transferência das tecnologias geradas, adaptadas e/ou recomendadas.  As duas propriedades rurais selecionadas para implantar as URTs irão receber a tecnologia da Cafeicultura Irrigada com variedades clonais de café conillon e servirão de modelo para os demais agricultores do município e região.

Além das mudas, as URTs selecionadas também receberão apoio com análise de solo, Calcário, sistema de irrigação por gotejamento, e assistência técnica. Nas URTs serão realizados palestras, reuniões, cursos, oficinas e dias de campo e visitas técnicas para disseminar os sistemas de produção da cafeicultura, coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMPAER.

A ação realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a EMPAER/MT visa incentivar o desenvolvimento da cafeicultura no município de São José dos Quatro Marcos. A atividade é considerada uma das cadeias produtivas agropecuárias que mais geram empregos e renda para a Agricultura Familiar em diferentes regiões do Brasil.

Prefeitura Municipal inicia distribuição de calcário dolomítico para correção de solos da Agricultura Familiar

Calcário são distribuídos pela prefeitura de Quatro Marcos à Unidade Técnica do Crédito Fundiário Santa Rosa

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 08 de outubro a primeira entrega de calcário doado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) na Unidade Técnica do Crédito Fundiário Santa Rosa.

Foram doadas 500 toneladas de calcário dolomítico pelo Programa MT Produtivo, via Programa Mais MT. O calcário é um fertilizante usado para realizar a correção da acidez do solo, também chamada de calagem. O corretivo pode ser classificado em cálcitico, dolomítico e magnesiano.

A distribuição do calcário para os agricultores familiares visa garantir a realização da correção dos solos, possibilitando, assim, o aumento da produtividade, da produção e a renda agropecuária das propriedades rurais.

O produto será fornecido pela empresa Calcário Império, com jazida localizada as margens da BR 70 no município de Mirassol D´Oeste-MT. O transporte do insumo agrícola está sendo feito pela Prefeitura Municipal, após contratação de serviços de empresa especializada de transporte.

A distribuição do calcário para os produtores rurais da Agricultura Familiar compõe o Programa Municipal Solo Bom, que visa promover a melhoria da fertilidade dos solos do município. Parte das 500 toneladas já foram depositados na frente da área da antiga CASEMAT.

A distribuição será realizada pela Prefeitura em parceria com as Associações Rurais e dos agricultores beneficiados das comunidades e assentamentos rurais. Para orientar a aplicação correta do insumo agrícola, a Prefeitura também está disponibilizando serviços de apoio na coleta de amostras de solo, doação de 01 (uma) análise química física de solo, recomendação de calagem e adubação. Os produtores poderão ser atendidos com até 10 toneladas.

Serão priorizados os agricultores familiares que já realizaram suas análises de solo, fornecedores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), horticultores feirantes e assistidos pelo projeto de ATEG em Bovinocultura de Leite e Horticultura do SENAR/MT e Unidade de Referência Tecnológica de capineiras, café, banana, abacaxi e outras a serem instaladas em parceria com a EMPAER/MT.