logo

Mulheres em Campo acontecerá em Araputanga e mais 8 municípios de MT


Por Por Assessoria

Mulheres em Campo acontecerá em Araputanga e mais 8 municípios de MT

Foto: Reproduão

Em setembro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais realizam mais de mais de 40 ações do programa Mulheres em Campo, em nove municípios de Mato Grosso. Criado em 2017, o Mulheres em Campo tem o objetivo de desenvolver em mulheres, competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.

É um programa modular que inclui cinco encontros.  Além do módulo de custos de produção, o programa conta ainda com mais quatro módulos. Entre eles, o de desenvolvimento pessoal, indicadores de viabilidade e comercialização e o de desenvolvimento pessoal.

Em 2018 foram capacitadas 527 pessoas no Mulheres em Campo. Ao todo foram realizadas 37 turmas.  Para Joaquina Aparecida Gomes de 51 anos, uma das participantes da turma realizada em Colíder, o treinamento ensinou a verificar os prejuízos e lucros da cantina onde trabalha. “Com este treinamento aprendi a planejar, fazer os cálculos e ver se tivemos prejuízo ou lucro”.

Assim como Joaquina, dezenas de outras mulheres que participam do programa estão se tornando empreendedoras, produzindo, inovando e criando grupos para negociar seus produtos. Em alguns municípios a parceria de várias entidades tornou possível a realização de uma feira semanal ou até mesmo a cada 15 dias para que as mulheres comercializem seus produtos.

As interessadas em participar do programa devem procurar o Sindicato rural do seu município e verificar se há turmas previstas para 2019 e se há vagas.

Municípios onde será realizado o “Mulheres em Campo”, em  setembro

Água Boa

Alta Floresta

Araputanga

Cáceres

Castanheira

Porto Alegre do Norte

Porto dos Gaúchos

Tabaporã

Vila Bela da Santíssima Trindade