logo

Municipio de São José dos Quatro Marcos transfere Gestão do SIM ao Consórcio Nascente do Pantanal


Por Da redação Quatro Marcos Notícias

Municipio de São José dos Quatro Marcos transfere Gestão do SIM ao Consórcio Nascente do Pantanal

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, anunciou uma mudança significativa na gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal. O Decreto nº 132, datado de 18 de setembro de 2023, autoriza a transferência da gestão, execução, cooperativa e normatização do SIM para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascente do Pantanal (CIDESAT).

Essa transferência é baseada na autorização previamente ratificada pela Lei Municipal nº 1.893/2022, concedendo ao CIDESAT a responsabilidade de realizar a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal. Isso inclui coordenação, instrução, fiscalização, auditorias e outras atividades relacionadas a produtos de origem animal e vegetal.

O decreto estabelece várias situações importantes. O Artigo 1º determina a transferência da gestão do SIM dos Produtos de Origem Animal para o CIDESAT do Complexo Nascente do Pantanal, em tarefas como coordenação e a fiscalização industrial e sanitária dos estabelecimentos que lidam com esses produtos.

O Artigo 2º enumera as atividades que o CIDESAT desempenhará a função em relação ao SIM, incluindo a normatização, execução, coordenação, inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, além da capacidade de emitir autos de infração e interditar quando necessário.

Além disso, o CIDESAT terá a responsabilidade de avaliar e promover atividades de coordenação, planejamento e padronização de procedimentos, elaborar normas complementares e coordenar análises laboratoriais fiscais, entre outras responsabilidades relacionadas à inspeção de produtos de origem animal.

O Artigo 3º atribui ao CIDESAT, por meio da Unidade de Inspeção Via Consórcio, a responsabilidade de cumprir as disposições da Lei Municipal Nº 1.947/2023 e aplicar as disposições nela previstas.

Essas medidas representam uma mudança substancial na gestão e controle da qualidade dos produtos de origem animal em São José dos Quatro Marcos, fortalecendo a inspeção e fiscalização desses produtos em benefício da saúde pública e do desenvolvimento econômico da região.

Este decreto marca um passo importante na colaboração entre o município e o consórcio regional para garantir a segurança e qualidade dos produtos de origem animal, beneficiando tanto os consumidores quanto os produtores locais.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?