logo

Operação cumpre 8 mandados em Mirassol Doeste contra suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no DF


Por g1 MT

Operação cumpre 8 mandados em Mirassol Doeste contra suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no DF

Foto: Polícia Civil

Operação foi deflagrada para cumprir 130 mandados de prisão temporária, busca e apreensão e sequestro judicial de bens móveis e imóveis em Mato Grosso, DF, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre oito mandados na manhã desta quarta-feira (4) contra uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Distrito Federal.

A operação ‘Sistema’ foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal para cumprir 130 mandados de prisão temporária, busca e apreensão e sequestro judicial de bens móveis e imóveis no DF, em São Paulo, em Goiás, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso, são seis ordens de busca e apreensão e duas de prisão temporária, em Mirassol D’Oeste, a 329 km de Cuiabá.

A investigação apontou que a organização criminosa que agia em vários estados adquiriu e realizou a logística do transporte de dois grandes carregamentos de cloridrato de cocaína.

O primeiro, apreendido em janeiro, em Uruaçu (GO), ocasião em que cerca de 300 quilos de cocaína eram transportados em compartimento falso de um caminhão. O segundo foi identificado em fevereiro, também na região de Uruaçu (GO). À época, foram apreendidos 205 quilos de cloridrato de cocaína.

Segundo a polícia, a organização criminosa atuou da mesma forma nas duas situações, contratando os mesmos batedores e responsáveis pela logística do transporte de drogas. Os investigadores descobriram que os dois carregamentos saíram de Mirassol do Oeste (MT).

Investigação

De acordo com a Polícia Civil, o caso começou a ser apurado pela polícia do Distrito Federal há cerca de três anos e revelou uma complexa estrutura de organização criminosa sediada no estado e dividida em dois núcleos: liderança das ações e planejamento do transporte de carregamentos de cocaína.

Conforme as investigações, o lucro principal ficava com três líderes, que direcionavam grande parte dos ganhos com o tráfico de drogas à aquisição de imóveis, assim como injetando-os em comércios por eles titularizados.

Segundo a polícia, trata-se da “clássica e mafiosa estratégia de lavagem de dinheiro”, com objetivo de confundir e dificultar o trabalho investigativo.

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da DRE, deu apoio às investigações do Distrito Federal, realizando levantamentos na cidade de Mirassol D’Oeste que subsidiaram as representações pelos mandados.