logo

Parceria entre MPE, Poder Judiciário, Senar e Sindicato Rural promovem capacitação de detentos em Quatro Marcos


Por Renilson Senhorinho

Parceria entre MPE, Poder Judiciário, Senar e Sindicato Rural promovem capacitação de detentos em Quatro Marcos

A execução penal tem como obje­tivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcio­nar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

O trabalho, nesse aspecto, é visto como condição essencial para que aconteça a reinserção do reeducando e do egresso no convívio social e, por consequência, o afastamento da criminalidade, uma vez que o hábito regular do labor pode ajudar a promover mudanças de comportamento.

Assim, o Ministério Público,  Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e  Unidade Prisional de Quatro Marcos em parceria com o  Senar  (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)  e Sindicato Rural  promoveram  durante os dias 02 á 06  de dezembro, o Curso profissionalizante de Artesanato em Couro Bovino com carga horaria de 40 horas,  á  14 reeducandos  da cadeia pública de Quatro Marcos.

Com a conclusão do Curso de Artesanato em Couro Bovino,  os detentos  aprenderam  a manusear a matéria prima, e transformá-la em belos acessórios como:  chinelos, cinto, bolsa, chaveiro, capa para celular, bainha de canivete, copos de bozó e muitos outros produtos.

O Diretor  da Unidade Prisional de Quatro Marcos Alex Sandro de Lima  , disse que a ideia é implantar uma oficina de produção na unidade. “Assim estaremos oferecendo aos reeducandos uma oportunidade de trabalho com possibilidade de vários benefícios como diminuição das penas (a cada três dias de trabalho um dia é retirado de sua pena)”.

O  Juiz de Direito da Comarca de Quatro Marcos Antônio Carlos Pereira Junior,  salientou que com a parceria do Senar, MP e Poder Judiciário, serão  oferecidos aos reeducandos todas as oportunidades para profissionalização, e sua reintegração à sociedade.  “Acho muito importante essa ressocialização dos reeducandos , porque você vai dar uma oportunidade através do aprendizado  pra eles  se reinserirem na sociedade,  e não voltar pra sociedade  sem ter um meio  de vida;  assim,  não tendo novas  perspectivas,   eles voltarão a cometer delitos”. Pontuou o Juiz de Direito da Comarca Quatro Marcos.

“A mudança é uma porta que se abre por dentro.”