logo

Pesquisa apontou um aumento de 450% em mortes por acidentes de trânsito no município de São José dos Quatro Marcos entre 2011 à 2013; diz Policial com licenciatura em matemática pela Unemat


Por Renilson Senhorinho com assessoria

Pesquisa apontou um aumento de 450% em mortes por acidentes de trânsito no município de São José dos Quatro Marcos entre 2011 à 2013; diz Policial com licenciatura em matemática pela Unemat

Paulo do Carmo Lima, defendeu  no dia 23 de agosto frente à Banca Examinadora da Unemat, sob orientação do Professor Ms. José Marcelo Pontes, a  monografia como pré-requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Matemática. O tema escolhido foi sobre acidentes de trânsitos em são José dos Quatro Marcos: uma análise descritiva dos dados quantitativos do período de 2011 a 2013, sobre a ocorrência dos acidentes de trânsito e a mortalidade por estas causas no município de São José dos Quatro Marcos nos perímetros urbanos e rurais atendidos pela 3ª Companhia de Policia Militar (3ª CIA/PM) envolvendo todos os tipos de veículos tanto de propulsão a motor e tração animal.

“Durante as aulas da disciplina de Metodologia e Orientação de Pesquisa do curso de licenciatura em Matemática que desenvolvo, foi proposto aos acadêmicos a busca por um tema para o pré-projeto de pesquisa e elaboração da monografia de conclusão de curso e, então, surgiu o interesse em escrever sobre o trânsito na cidade onde resido e trabalho”, enfatizou Paulo do Carmo Lima, que concluiu o Curso de Licentura em Matémática e que  há três anos exerce o cargo público de Policial Militar do Estado de Mato Grosso.

De acordo com  Paulo do Carmo, através de pesquisa foi constatado que  no período de 2011 a 2013  houve um crescimento de 25% no número de acidentes de trânsito ocorridos no município de São José dos Quatro Marcos nos perímetros urbanos e rurais. Também resultado deste trabalho pôde verificar que ocorreram 741 acidentes de trânsito envolvendo 1084 pessoas, predominando as do sexo masculino com idade entre 16 e 24 anos. Paralelo o aumento nos números de acidentes de trânsito a frota de veículos também cresceu, de 8429 para 9265, resultando num percentual de 9,91%.

Em consonância com aumento na frota de veículos e crescimento do número de acidentes de trânsito os dados mais críticos são os relacionados aos números de mortes vítimas de acidentes de trânsito em São José dos Quatro Marcos. A pesquisa apontou um aumento de 450% em mortes por acidentes de trânsito no município de São José dos Quatro Marcos, que possui uma população segundo dados do IBGE (2010) de 18998 pessoas,

Durante os anos de 2011, 2012 e 2013 aconteceu 741 acidentes de trânsito em São José dos Quatro Marcos envolvendo 1.084 condutores predominando as pessoas do sexo masculino 88,65%. Apesar do ano de 2013 haver uma queda de 5% no número de acidentes de trânsito isso não ocorreu em relação à quantidade de mortes que praticamente aumentou seis vezes saltando de 2 para 11 durante o período analisado. Se nada for feito estima-se que em 2020 tenhamos algo em torno de quase 42 pessoas mortas vítimas de acidentes de trânsito em São José dos Quatro Marcos

2013 houve queda no número de acidentes de trânsito, porém a quantidade de mortes em relação a 2011 subiu de duas para 11 mortes 

 

“Durante o período pesquisado encontrei 741 acidentes de trânsito envolvendo carros e motos, com 1.184 envolvidos. Cabe ressaltar para esta pesquisa foram consideradas vítimas fatais  apenas aquelas ocorridas no local, desconsideradas as demais. Portanto a taxa de mortalidade pode ser maior se forem analisadas todas as mortes ocorridas resultantes de acidentes de trânsito. A Polícia Militar não consta de nenhum mecanismo estatístico que busque informações a respeito das vítimas fatais ocorridas posteriormente ao acidente de trânsito”, explica  Paulo.

O mês de março de 2013 foi recordista com 45 acidentes talvez por ser período de festas carnavalescas e também se tratar de período de férias onde as pessoas costumeiramente ingerem mais bebidas alcoólicas tornando mais suscetíveis a se acidentarem. Cabe destaque também para o mês de abril de 2011, julho de 2012, maio de 2013, setembro de 2012 e dezembro de 2012 todos com altíssimos índices de acidentes acima de 25 ocorrências registradas pela 3ª CIA PM de São José dos Quatro Marcos. Entretanto na contramão desse crescimento exponencial o mês de setembro e maio de 2011 teve pouco mais de dez acidentes de trânsito.

Março de 2013 foi o mês recordista de acidentes; canaval pode ter sido a causa

 

Em relação à idade foi constatado  que as pessoas com 16 a 24 anos tendem a ser mais suscetíveis a envolverem em acidentes de trânsito no município de São José dos Quatro Marcos. Uma proposta para solucionar o problema seria um trabalho de conscientização dos jovens com relação ao risco de morte ao dirigirem de forma imprudente e sem perícia, ou seja, quando combinam direção e bebida alcoólica e conduzir veículo sem habilitação.

Jovens de 16 à 24 anos são os que mais se envolveram em acidentes em Quatro Marcos

 

Foi identificado que  a Avenida São Paulo e a MT 175 como os locais que ocorrem os maiores números de acidentes de trânsito em São José dos Quatro Marcos. O primeiro deles trata-se da principal avenida do município. Esse é um trecho que corta São José dos Quatro Marcos de uma extremidade a outra concentrando logicamente um fluxo muito grande de pessoas e veículos: carros e motos. O outro local, a MT 175 aparece em segundo lugar e pertence ao perímetro rural também atendido pela Policia Militar de São José dos Quatro Marcos. A localização de São José dos Quatro Marcos é centralizada entre os municípios de Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste e Araputanga sendo todos interligados pela MT 175 que já é considerada nos noticiários locais como “MT da morte”.

Locais aonde acontecem o maior número de acidentes, segundo pesquisa.

 

Ainda segundo Paulo, este trabalho de pesquisa poderá ser usado também para nortear investimentos de melhorias visando uma humanização no trânsito, como conscientização das pessoas, melhorias nas sinalizações de trânsito, na infraestrutura das ruas e avenidas, investimento no atendimento de vítimas de acidentes de trânsitos, tendo em vista que São José dos Quatro Marcos não dispõe de um Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).