Na noite desta quarta feira, 23 de Setembro, por volta das 20 horas, uma equipe da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, distante a 440 KM da Capital Cuiabá, realizava investigação de denúncia de tráfico de drogas na região do Bairro Morada da Serra.
Quando os policiais passaram pela rua Beija-Flor, puderam observar dentro de uma casa algumas pessoas em volta de uma mesa. Os policiais suspeitaram que fosse um grupo, de traficantes que provavelmente poderiam estar embalando drogas. Sob a mesa, os policiais puderam visualizarem pequenas sacolas plásticas, aumentando mais a suspeita.
Os policiais adentraram na casa, e pra surpresa dos mesmos, não era droga, a razão da reunião, e sim a pesagem de pepitas de ouro, que estava acontecendo no referido local.
O dono da casa, informou aos policiais que eles estariam realizando a pesagem do ouro, que é proveniente de extração realizada em terras dentro de sua propriedade que fica na zona Rural do município. O mesmo relatou ainda que não possui autorização para a exploração do referido minério.
Enquanto os policiais realizavam a entrevista aos indivíduos, uma Senhora, identificada como advogada e mulher de um dos garimpeiros, saiu de um veículo Fiat Pálio, que estava estacionado em frente a casa, e desacatou aos Policiais.
No local estavam E.O.S de 34 anos, L. C.C de 32 anos, J.S.P. 39 anos, C.B de 46 anos, Z.M.C de 42 anos e K.L.B de 21 anos.
Todos foram conduzidos juntamente com aproximadamente 18 gramas de minério (ouro) em pepitas e uma balança digital, a Delegacia de Polícia Civil de Pontes e Lacerda para demais providências.
Conforme relatou um Policial ao F. A., "a Polícia recebe informações constantes de prática de garimpos ilegais na região, porém os Suspeitos sempre conseguem foragir dos locais. As investigações estão sendo realizadas para identificar estas pessoas, e assim coibir a prática deste ato ilícito".