logo

Policia Militar cumpre reintegração de posse em fazenda em Glória D'Oeste


Por Da redação Quatro Marcos Notícias/ Com A

Policia Militar cumpre reintegração de posse em fazenda em Glória D'Oeste

Foto: PM MT

O efetivo do 17º  Batalhão da Polícia Militar de Mirassol D'Oeste cumpriu liminar proferida pelo Juiz da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário de Cuiabá, para afastamentos de  famílias do MST que estavam acampadas na fazenda Mutum, localizada na BR-070, no município de Glória D’Oeste (320 quilômetros de Cuiabá) na manhã de terça-feira (20).  

De acordo com a Polícia Militar, os integrantes da  Associação que ocupava a fazenda Mutum se retiraram de maneira voluntaria, cada um com seus pertences, não sendo necessário o uso de caminhões e chapas fornecidos pela parte autora, bem como, sem o uso da força policial. Foi constatado a desocupação total da área, ficando apenas algumas barracos e lonas. Sendo assim, encerrada a operação sem alteração 

Os mais de 2.600 hectares pertencem a Empresa LHS como arrendatária para plantio de Teca (uma árvore originária da Ásia). Segundo os Sem Terra, a área apresenta crime ambiental por desmatamento de Área de Preservação Permanente (APP) e extração ilegal de madeira, além de não cumprir a função social. Por isso pedem a desapropriação para fins de Reforma Agrária. 

As famílias que participam da ocupação são oriundas de diversos municípios da Região Sudoeste do estado, como Salto do Céu, Araputanga, Mirassol D´Oeste, Curvelândia, entre outros.