Por Dayanne Santana | Sedec-MT
A tocha Olímpica chegou em Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (23.06), por volta das 10h, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. A solenidade que marcou o início do revezamento da Chama Olímpica, foi realizada na Avenida Artur Bernardes, com a presença do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, da prefeita do município, Lucimar Campos, e demais autoridades.
O primeiro a conduzir a tocha Olímpica foi o professor Bolinha, que é deficiente visual. O revezamento seguiu pela Avenida Filinto Muller, Rua Castelo Branco e Avenida Couto Magalhães. Estudantes, fanfarras de escolas, lojistas, milhares de pessoas saíram às ruas para acompanhar o revezamento do símbolo olímpico. O grupo de patinadores Life Rollers também acompanhou o trajeto da tocha Olímpica em Várzea Grande, com 19 patinadores.
A faixa preta de caratê Emily Leite, de apenas 14 anos, foi a primeira atleta de Mato Grosso a conduzir a Tocha Olímpica. Emily afirmou que consegue conciliar os estudos e a prática esportiva. “Quero participar das Olimpíadas e ser atleta de MMA também”.
Outro esportista mato-grossense que conduziu a tocha Olímpica, foi o paratleta Lucas Prado. O velocista de Rondonópolis ganhou o mundo com o esporte. Medalhista nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008, nos 100, 200 e 400 metros. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, ele conquistou 2 medalhas de prata. Prado irá participar dos Jogos no Rio de Janeiro em 2016 e conquistar mais medalhas.
A cerimônia de encerramento do revezamento da tocha Olímpica será realizada nesta quinta-feira (23.06), às 19h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com shows regionais e apresentações culturais.
Na sexta-feira (24.06) a chama será levada a atrativos turísticos no Pantanal, distrito de Bom Jardim, em Nobres, e Chapada dos Guimarães. Nesses locais não haverá revezamento, apenas paradas em pontos estratégicos para captação de imagens turísticas. O roteiro especial foi uma sugestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), aceito prontamente pelo Comitê Organizador das Olímpiadas, para divulgar o potencial turístico de Mato Grosso.
A Tocha Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que será no dia 5 de agosto, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.