logo

Prefeito de Vila Bela recebe homenagem do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Por Da redação Quatro Marcos Noticias com As

Prefeito de Vila Bela recebe homenagem do  Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Prêmio Maria Auxiliadora (Dodora) Créditos: João Reis/Setasc

A premiação foi organizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Um dos homenageados, o prefeito de Vila Bela de Santíssima Trindade, Jacob André Bringsken, agradeceu o reconhecimento. “Para mim é uma honra muito grande receber essa premiação por aquilo que a gente faz naturalmente. A gente aprende a servir as pessoas e eu espero, ainda, contribuir muito mais”.

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), promoveu a terceira edição do Prêmio Maria Auxiliadora (Dodora). O objetivo foi homenagear, promover e dar visibilidade às pessoas que através dos seus trabalhos e ações lutam e promovem a defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado de Mato Grosso. O evento foi realizado no auditório da Controladoria Geral do Estado, em Cuiabá, na quinta-feira (16.12).

Na ocasião, a superintendente Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Taís Augusta de Paula, destacou a importância das ações em prol da acessibilidade e a garantia de defesa dos direitos e Dignidade Humana da pessoa com deficiência.

O nome emprestado ao Prêmio é uma homenagem a Maria Auxiliadora Grisolia Mendes, conhecida como Dodora, que se tornou deficiente após o agravamento do quadro de artrite reumatóide e teve importante influência para a criação do primeiro espaço de atendimento de habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro Oeste e Norte do Brasil, o Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa.

“Dodora foi uma mulher deficiente, que mesmo em uma cadeira de rodas não deixou de fazer a diferença na vida das pessoas”, contou a superintendente.

Os premiados:

Júlia Ulrich Alves de Souza - IN MEMORIAN -  Foi presidente da Associação do Síndrome de Down - ADSMT, conselheira do CES-MT e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado. O prêmio foi recebido pelo Sr. Heron Alves de Souza.

Jacob André Bringsken - Prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, município que recebeu a primeira edição descentralizada da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo do evento é promover a conscientização e, principalmente, a promoção da inclusão social, em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Keli Cristina Ramos de Oliveira- Presidente da Associação de Mato-grossenses cegos – AMC.

Silvia Cristina Nogueira Artal - Conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, CONEDE-MT e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

Sirlei Araújo de Faria- Presidente da Associação Nativo, conselheira do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Várzea Grande - CMDCA e do Conselho Municipal do Direito da pessoa com Deficiência de Várzea Grande – CMDPD.

Tiburcia Siqueira Faria - Conselheira de Administração da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Mato Grosso – FEAPEMAT.