Por Claudia Lima
Foto: Quatro Marcos Notícias
Nesta quarta-feira o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Bianchi, o vereador presidente da câmara de vereadores Renilson Senhorinho e vereadores Carlos Maiorquim e Edalvo Ribeiro, estiveram recepcionando o Superintendente de Projetos Especiais da Secretária de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Sebastião Moraes.
Segundo Moraes, o motivo da vinda em São José dos Quatro Marcos e região é a restruturação do CAE (Centro de Atendimento Empresarial).
Moraes disse que os 51 Centros de Atendimento Empresarial (CAE) de Mato Grosso vão passar por revitalização e outros 30 serão construídos até dezembro deste ano.
Moraes relata que o governo do Estado quer formalizar uma parceria com o Sebrae para capacitar os funcionários do CAE e assim, conseguir que os futuros empresários e os já formalizados tenham um atendimento de melhor qualidade.
Os Centros de Atendimento Empresário (CAE) são espaços destinados ao atendimento dos empreendedores locais. O CAE atua como uma ferramenta de orientação para que os empresários tenham informações sobre como sair da informalidade, o que permite o acesso a créditos bancários, participação na concorrência de licitações públicas, emissão de nota fiscal, entre outros. . “Queremos usar o CAE como ferramenta de desenvolvimento das regiões e oferecer a assistência que cabe ao governo do Estado”, explica Moraes.
Moraes conta que já visitou nove CAEs e em todos percebeu a ausência do estado. Ele explica que o projeto do governo contempla a ampliação do atendimento em quantidade e na variedade de serviços.
No espaço, há interesse de agregar instituições financeiras e entidades de classe, como é o caso do Conselho Regional de Contabilidade. “Iniciamos conversas com as entidades relacionadas com os pequenos negócios. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já indicaram interesse na participação. Também estamos conversando com o CRC para conseguir um auxilio contábil aos empresários”.