Por Ferreira Junior - Popular Online
22 prefeitos que integram a região Oeste de Mato Grosso se reuniram na última sexta-feira, na cidade de Mirassol, onde discutiram a situação da saúde pública, prejudicada com a suspensão do atendimento feito através de convênio entre o Hospital São Luiz de Cáceres e o Governo do Estado.
A reunião foi convocada por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS), representada na região pelo secretário de saúde de Araputanga Jaquison Correia da Cunha."Os serviços no hospital estão paralisados por falta de repasses financeiros do Governo do Estado", informou o secretário.
A reunião realizada entre os prefeitos em Mirassol D´Oeste resultou no agendamento de uma reunião com o governador Pedro Taques, que será realizada sexta-feira, dia 13 a partir das 15:30 horas em Cuiabá. "Hoje o município de Araputanga está sem referência para obstetrícia de alto risco", alertou que, conforme a situação, qualquer um dos municípios da região enfrenta dificuldade para encaminhamento de pacientes.
"A semana passada tive que encaminhar uma paciente de 15 anos, com gestação de alto risco para o hospital Júlio Muller em Cuiabá", lamentou a situação de penúria que vive o setor de saúde pública na região.
Segundo o representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, o contrato entre o Governo do Estado e o Hospital São Luiz venceu em Agosto. "O governo fez apenas um aditivo de tempo e não de valores e o hospital não aceitou a continuação do serviço sem uma segurança contratual", afirmou ainda, que o governo deve cerca de R$ 5 milhões ao hospital.