logo

Prefeitura de Quatro Marcos solicita adesão ao Titula Brasil para promover regularização fundiária em Quatro Marcos


Por Luiz Carlos Bordin

Prefeitura de Quatro Marcos solicita adesão ao Titula Brasil para promover regularização fundiária em Quatro Marcos

Foto: Reprodução

Na segunda-feira (15/02), a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro  Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a solicitação de adesão ao programa federal de regularização fundiária rural Titula Brasil.

O Titula Brasil criado em 2019, foi lançado pelo governo federal na última dia 10/02 (quarta-feira), visando apoiar a titulação de áreas públicas rurais da União e ou Assentamentos da Reforma Agrária do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no País, passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios. O projeto será desenvolvido em conjunto pelo Ministério da Agricultura, INCRA e Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF).

Os municípios onde existem terras da União ou Assentamentos da Reforma Agrária aptas a regularização fundiária podem fazer a adesão voluntária, por meio do formulário do programa pela página. www.gov.br/incra/pt-br/titulabrasil.

Segundo o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o processo de regularização fundiária das propriedades rurais é fundamental para promover o desenvolvimento econômico do município, garantindo o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Nessa primeira fase, a SEFAICO, preencheu formulário digital de adesão, e irá aguardar por parte da superintendência regional do INCRA, quais  são os assentamentos de reforma agrária e terras públicas da União aptas a titulação, para definir o um plano de trabalho, que após aprovado, irá formalizar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para execução do programa no município.

Em seguida, será criado o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), formado por representantes do INCRA e do município. A equipe do núcleo será disponibilizada pelo município, com limite de atuação municipal, e serão treinados e capacitados antes de iniciar os trabalho de campo para coleta de informações.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Vagner Meira, “agora é aguardar a aprovação da solicitação de adesão ao programa Titula Brasil, criando o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária para iniciar o processo de regularização fundiária nas áreas de assentamentos rurais do município, que irá promover a geração de mais desenvolvimento e renda no campo”.