logo

Professores promovem projeto de cidadania e politica à alunos em Quatro Marcos


Por Renilson Senhorinho

Professores promovem projeto de cidadania e politica à alunos em Quatro Marcos

Professor Marcos demonstrou que a  escola torna-se o espaço ideal para a formação cidadã, pois se trata de um lugar onde a criança e o jovem vivenciam suas primeiras experiências relacionadas ao convívio social.

Procurando levar a conhecimento das autoridades políticas acerca dos problemas sociais e falta de estruturas no bairro Jardim popular,  em  São José dos Quatro Marcos, o Professor Marcos Moraes de Oliveira, auxiliado pela  Professora Karina Pavin,  promoveram  na quarta-feira (20), um intercambio entre alunos do ensino fundamental da escola estadual Lorenço Peruchi  e o Vereador Renilson Senhorinho.

Os alunos do ensino fundamental  da escola Lorenço Peruchi demonstraram interesse pelo projeto de cidadania dos professores, e puderam questionar  ao vereador alguns temas políticos e situações sociais como: Saúde, asfalto, rede de esgoto; a interatividade entre os alunos e o parlamentar ficou  evidenciada com a  preocupação maior que estas  questões possam ser resolvidas.

Alunos do ensino fundamental da escola estadual Lorenço Peruchi participaram do projeto de cidadania e política

“Essa prática permite desconstruir e reconstruir o modelo da cultura política executada e pensada pelos cidadãos no seu cotidiano, especialmente aqueles desenvolvidos pelos alunos das escolas públicas. Nesse sentido, espera-se que o projeto promova uma nova maneira de pensar e de agir com a política, resultando  nas garantias fundamentais do ser humano como saúde, educação, cultura, lazer dentre outros”, disse o vereador Renilson Senhorinho.

 

Envolvimento dos alunos em projetos que focam cidadania e política traz inúmeros benefícios

O Projeto Cidadania e Política coordenado pelo professor Marcos  visa discutir  a inserção da  política  e a realidade vivida pelos alunos moradores do bairro Jardim Popular. “A escola tem os parâmetros curriculares que nos abre um leque  para trabalhar alguns temas transversais, entre eles a questão da cidadania, da política, da sexualidade, programas culturais, enfim uma infinidades de temas.  Eu escolhi este, porque vejo uma carência muito grande do bairro. Como educador, vejo que não  tem como ensinar gramática aos alunos e ver que no bairro que eles residem estão faltando as coisas essenciais; então, vejo que é necessário que possamos abordar assuntos inserindo à realidades em que eles vivem,  e juntos  possamos  alçar forças para contribuir com o desenvolvimento , amenizando assim a qualidade de vida dos moradores do bairro Jardim Popular.