logo

Quatro Marcos beneficia agricultores familiares, famílias de baixa renda e garante qualidade da alimentação escolar para centenas de crianças


Por Renilson Senhorinho

Quatro Marcos beneficia agricultores familiares, famílias de baixa renda e garante qualidade da alimentação escolar para centenas de crianças

Nesta ultima quinta-feira (14), teve inicio em São José dos Quatro Marcos, a distribuição gratuita de alimentos às famílias de baixa renda dos bairros que compõem a “grande Vila Nova”, através do Programa de Aquisição de Alimento do governo federal que é administrado pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, com a parceria da Prefeitura do munícipio e  a Associação de Pequenos Agricultores da Região do Alto Santana (APRAS).

Segundo dados repassados pela secretaria de agricultura de Quatro Marcos, atualmente são 175 familiares cadastrados, que vendem a produção diretamente à Conab, com repasse simultâneo às escolas do município,  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),  Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e  que dentro deste contexto beneficiará mais de 6 mil pessoas do munícipio. 

Famílias dos bairros da grande Vila Nova recebem os alimentos

 

O engenheiro agrônomo da prefeitura de Quatro Marcos, Ademir  Patrik de Moura exaltou  que o intuito deste programa é a comercialização dos produtos dos pequenos produtores rurais do município e posteriormente a entrega gratuita as famílias de baixa renda de São José dos Quatro Marcos.

Ademir Patrik de Moura, engenheiro agrônomo do munícipio, ajuda a desenvolver o PAA no munícipio

Para o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Bianchi,  o PAA é muito importante para o município , pois incentiva e valorizar o agricultor familiar, além de ajudar as famílias que recebem as doações.

O Secretário Municipal de Agricultura José dos Carmo Honorato salienta  a importância do Programa, que além de gerar renda ao pequeno produtor, beneficiará também pessoas de baixa renda do munícipio.

Everaldo Calossa, presidente da Associação de Pequenos Agricultores da Região do Alto Santana (APRAS). disse que a  operacionalização do programa é simples, pois a compra é feita diretamente pela Conab, com preço recompensador. Em uma de suas modalidades, os alimentos adquiridos são destinados de imediato a programas sociais do município, com o que se movimenta a economia local a um custo menor, porque se evitam as buscas desnecessárias por alimentos em outras cidades.

A Coordenadora do PAA do município, Veronica Bonfim dos Santos  afirmou  que o programa é muito importante para o município  e atenderá as famílias cadastradas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Coodenadora do PAA do munícipio, Verônica Bonfin dos santos participou do evento de distribuição de alimentos

Entre tantas pessoas beneficiadas que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, a dona de casa  Dona Dalvina, afirma que os alimentos que recebe são de qualidade e que para ela essa ajuda é extremamente importante.

Dalvina Pereira dos Santos foi uma das beneciadas pelo PAA