logo

Quatro Marcos cria GGIM e discute ações preventivas de segurança pública


Por Renilson Senhorinho

Quatro Marcos cria GGIM e discute ações preventivas de segurança pública

O prefeito de Quatro Marcos , Carlos Roberto Bianchi, publicou  Quarta-feira (04/09), no Diário dos Municípios (AMM), o  decreto municipal nº 041,  instituindo  o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).

De acordo com  Bianchi, além de pensar em estratégias de prevenção e combate a violência com ações integradas entre os órgãos de segurança pública que atuam no município, a iniciativa possibilitará que a cidade seja inserida nos programas do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania), com aquisição de câmeras de videomonitoramento.

Carlos Bianchi  reforça  que a gestão integrada  de representantes dos poderes Municipal, Legislativo, Ministério Publico, Sociedade Civil,   Polícia Civil e Militar,  irão discutir conjuntamente os problemas e o intercambio de informações  definirão  prioridades de ação e  articulação dos programas de prevenção da violência no âmbito municipal.

Ainda segundo  Bianchi, “o  objetivo é trabalhar a informação para que a mesma se torne a principal ferramenta de ação policial do GGIM, e viabilize a produção de uma inteligência voltada para a tomada de decisões, tanto no que se refere à constituição de diagnósticos quanto à identificação de demandas”, explica o prefeito.

De acordo com o Decreto, o  gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, disporá de uma Coordenação composta pelos seguintes membros: Coordenador-Geral, Secretário Executivo e Assessor de Coordenação.

O prefeito  Carlos Bianchi será o Coordenador-Geral,  e  nomeará  os demais membros da Coordenadoria-Geral e os  membros da Coordenação do Gabinete Integrado.

O gabinete será responsável pela deliberação e coordenação dos projetos encaminhados ao Pronasci, do Ministério da Justiça. Além do prefeito, deverão integrar o GGIM representantes da 7ª Subseção da OAB/MT ,  Delegado da Policia Judiciária Civil,  Comandante da Polícia Militar,  Representante do Conselho Tutelar,  Presidente do Conselho Comunitário de Segurança,  Presidente da Câmara de Vereadores,   Juiz Titular da Vara Criminal,  Promotor de Justiça,  Representante da Defensoria Pública.

O vereador Renilson Senhorinho- PP,  comemora a criação do GGIM.  "Na gestão anterior fiz indicação ao prefeito Ferlin, mas por causa de contenção de despesas,  o prefeito não pode atender a indicação. Este ano  encaminhei  ao prefeito Carlos Bianchi, a necessidade de criarmos  o GGIM. O prefeito  entendeu a urgência deste projeto que será responsável por  reunir  as instituições envolvidas nas políticas de segurança do município, promovendo ações conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e da criminalidade, aumentando a percepção de segurança por parte da população.  Pois o Pronasci , tem recursos para instalação de câmeras de videomonitoramento  , que colaborará  na resolução dos delitos que vierem acontecer  em nosso munícipio.” Concluiu  o vereador.