logo

Quatro Marcos e região recebem Comitiva do Governo do Estado, Deputados e Governo Federal, e discutem potencialidades econômica


Por Por assessoria

Quatro Marcos e região recebem Comitiva  do Governo do Estado,  Deputados e Governo Federal, e discutem potencialidades econômica

Foto: Quatro Marcos Notícias

Nesta semana, durante três dias, uma comitiva formada por representantes do Legislativo, Executivo e do Governo Federal percorreu seis dos 14 municípios da região. O grupo identificou que pecuária leiteira, hortifrutigranjeira, moveleira e abate de frango são algumas das ações possíveis para a área. “Sem contar também que os municípios dessa região tem alto potencial turístico”, comentou o secretário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, que lidera os trabalhos para a criação do Plano.

A primeira parada da Caravana do Desenvolvimento Regional foi no município de Araputanga, para conhecer a Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso (Coopnoroeste). Já a segunda visita técnica ocorreu na Fazenda Soroteca, na cidade de São José dos Quatro Marcos. Ao todo, são 4 mil hectares de plantação de Teca, madeira bastante utilizada na construção de embarcações. Cerca de 60% da produção são exportados, principalmente, aos mercados chinês, indiano e vietnamita.

De acordo com o diretor administrativo da fazenda, Eder Melo, um dos principais entraves para m desenvolvimento do setor de base florestal é o frete, que representa quase 50% dos custos. "Sem o Porto de Morrinhos, em Cáceres, fica complicado investimos numa planta industrial para o beneficiamento do pó da serragem, para a fabricação de painéis de aglomerado", destacou.

Em seguida, o gerente do laticínio Vencedor, Elizeu Francisco dos Santos, revelou a falta de estruturação da cadeia da bacia leiteira na região. De acordo com ele, a indústria possui uma capacidade ociosa de mais de 50%. "Podemos processar até 300 mil litros de leite por mês. No entanto, hoje estamos beneficiando apenas 138 mil litros".

No período da tarde, a expedição visitou a Caverna do Jabuti, em Curvelandia, considerada pelo IBAMA a maior do Estado e tombada como patrimônio histórico. No plano de desenvolvimento regional, o setor turístico será estimulado. A proposta é fortalecer e alavancar economicamente o setor, gerando renda para o município e região.

A ultima agenda da caravana, ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, no frigorifico de peixe em Curvelândia. O incentivo à agricultura familiar através da produção de pescado é considerada a mais rentável que as demais atividades produtivas, uma cadeia produtiva forte. Esse composto de pescado deverá, dentro do plano, atuar na absorção dos insumos das pequenas propriedades do entorno.

Participaram do grupo os deputados Estaduais Wancley Carvalho (PV) e Dr. Leonardo (PDT), e Federal Ezequiel Fonseca (PP),  além do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura.