Por Da redação Quatro Marcos Notícias
Moradores dos bairros Jardim Peruchi, São Francisco, Pacaembu e Morada do Sol estão há 3 dias sem receber água em suas torneiras.
Moradora do bairro Jardim Peruchi, reclama que não consegue lavar a louça acumulada por falta de água. “Estou sem água para tudo”.
O Departamento de Água e Esgoto de Quatro Marcos admite o problema e informou que a situação é devido a um rompimento de cano que já foi corrigido e o restabelecimento do fornecimento de água deverá acontecer gradativamente nos bairros.
O vereador e presidente da Câmara Renilso Senhorinho esteve visitando os bairros atingidos pela falta de água e viu o sofrimento das donas de casas.
Renilso gravou um vídeo solicitando ao Secretário de Fazenda José Aparecido que faça o pagamento de um aparelho – Inversor de Fleximetro – que reduz o tempo do abastecimento de água nos bairros mais elevados quando há algum problema na rede mestre de água.
De acordo com Renilso foram feitos compromissos e é preciso honra-los. “Cobrei no começo deste ano o Diretor do DAE e o Secretário de Fazenda José Aparecido sobre a compra do Inversor de Fleximetro, na semana passada cobrei novamente. Na segunda-feira (03/05/2020) estarei conversando com o prefeito Ronaldo Floreano para interceder na questão, para que resolva de uma vez esse imbróglio”.
O caso
Segundo o vereador, a câmara de vereadores fez uma devolução de duodécimo em outubro de 2019, com o compromisso firmado do prefeito Ronaldo Floreano com os moradores de que iria realizar os investimentos para resolver o problema de falta de água nos bairros próximos a “Igreja Redonda”, em reunião realizada em 29 de agosto de 2019.
Renilso Senhorinho afirmou que o ano passado veio em Quatro Marcos o Engenheiro Sanitarista e Professor da Universidade Federal de Mato Grosso Renato Leandro Beregula para instalação de aparelhos e dispositivos para aferir a pressão da água.
Após a instalação dos aparelhos para fazer mapeamento de pressão da água, o engenheiro recomendou fazer a inversão do sistema de agua no DAE, e que que para isso teria que implantar um inversor de frequência para ter um sistema de distribuição de água dentro de níveis de pressão e vazão compatíveis às necessidades do município.
Veja outras matérias relacionadas a falta de água nos bairros: