logo

Quatro Marcos realiza chamada pública da cadeia produtiva do leite


Por Quatro Marcos Notícias - Renilson Senhor

Quatro Marcos realiza chamada pública da cadeia produtiva do leite

Foto: Renilson Senhorinho

O evento tem como foco fortalecer 70 produtores de leite do município de São José dos Quatro Marcos

Na sexta-feira (07), a Empaer-MT realizou em São José dos Quatro Marcos uma reunião de mobilização inicial da chamada publica da cadeia produtiva do leite. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de produtores e produtoras de leite de Quatro Marcos.

O objetivo do evento é fortalecer a cadeia produtiva do leite através da assistência técnica destinados aos produtores tradicionais de leite do município. “Além desta assistência técnica por três anos, nós iremos visitar as propriedades e conhecer de perto a realidade do produtor para que através destes encaminhamentos ele possa receber a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e ter acesso ao crédito rural para que se possa fazer investimentos na propriedade: irrigação, cilos, comprar rezes” afirmou  Ireze Moraes Ferreira, coordenador estadual da cadeia produtiva de leite da Empaer-MT,

Segundo Ferreira,  este recurso do Governo Federal beneficiará 420 produtores de leite dos seis municípios da região Oeste de Mato Grosso:São José dos Quatro Marcos, Glória D’Oeste, Araputanga, Figueirópolis, Jauru e Reserva do Cabaçal.

“O grande problema da produção leiteira sempre foi a assistência técnica e com o apoio do Governo Federal, através das chamadas Cadeia Produtiva do Leite, eu acredito que irá melhorar a produtividade de leite e conseqüentemente a rentabilidade ao produtor”. Concluiu Alessandro Casado,  presidente da APROLEITE e do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.

Amadeus Pereira da Silva,  Técnico Agrícola da Empaer, explicou ainda que a reunião foi para discutir e elaborar o planejamento dos serviços de assistência técnica que serão prestados pela Empaer em atendimento a Chamada Pública do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), vencida pela Instituição. “Essa chamada Publica foi uma forma que a Empaer conseguiu para poder prestar assistência técnica as famílias produtoras de nosso município. Tenho certeza que a implantação deste programa será valiosa não só para os produtores, mas também para o município, pois é uma forma de agregar valores as famílias beneficiadas”. Finalizou.

Todos os temas relacionados a cadeia do leite foram discutidos na chamada como a realidade atual dos produtores locais, limitações dos mesmos para aumentar a produção em sua propriedade, possibilidades de melhorias e novas estratégias para melhor  produção.