logo

Quatro Marcos recebe cápsulas que podem evitar intubação de pacientes com covid-19


Por Da redação Quatro Marcos Notícias

Quatro Marcos recebe cápsulas que podem evitar intubação de pacientes com covid-19

Foto: Cristiano Queiroz

O município de São José dos Quatro Marcos ganhou nesta sexta-feira (14), mais um importante reforço para o combate ao Covid-19. O Observatório Social da Assembleia Legislativa representado pelo deputado Carlos Avallone doou para o município 5 Capsulas Vanessa que é um aparelho inventado por fisioterapeuta de Manaus e viabilizado junto ao Senai Mato Grosso para possibilitar um tratamento não invasivo para o paciente e diminuir os riscos de contaminação para os profissionais de saúde. 

Deputado Carlos Avalone  comentou que o Senai de Mato Grosso buscou essa tecnologia em Manaus e agora o equipamento está sendo desenvolvido pelos alunos e técnicos. O custo de cada uma é de R$ 500. “Conseguimos a doação por meio dos empresários e o Senai fez a confecção das cápsulas Vanessa, que já ajudaram a salvar vidas. Elas diminuíram o tempo de internação evitando que as pessoas fossem para a UTI e que fossem intubadas". declarou Avallone. 

Avallone ressaltou a importância do aparelho para salvar vidas , "talvez os pacientes nem precise ser levados para Cáceres ou Cuiabá, e sejam tratados aqui no município e sua saúde seja restabelecida ao lado de seus familiares".   

O parlamentar pontuou que a Capsula Vanessa  é um simples aparelho, mas que tem um resultado extraordinário,  "a capsula é acoplada a um  compressor de ar tipo BiPAP que joga o oxigênio com compressão dentro dos pulmões e  fazendo sua expansão, favorecendo para que a oxigenação do paciente cresça rapidamente. Se utilizada logo no momento da internação, a cápsula pode evitar a evolução do quadro para intubação endotraqueal e reduzir o tempo de internação, em média, de 21 para 4,9 dias. Dai a importância do aparelho perante a intubação, porque o nível de pessoas que vai para a UTI  e volta com vida é muito pequeno, pois a maioria vai a óbito e precisamos evitar isso. Diante disso eu e o deputado Leonardo de 600 mil para aquisição para compra de 100 aparelhos para ser distribuído  aos municípios da região Oeste de Mato Grosso". Declarou deputado Carlos Avallone. 

O prefeito Ronaldo Floreano agradeceu o deputado Avallone e Assembleia Legislativa pela doação do aparelho. "Nosso agradecimento a mais uma parceria advinda do deputado Avallone e AL MT, que nos dá esperanças promissoras para vencermos essa luta", destacou. 

Capsula Vanessa 
O Instituto Transire, de Manaus, sob a orientação da rede Samel de hospitais, desenvolveu um sistema simples e altamente escalável para diminuir a necessidade de intubação precoce de pacientes de Covid-19. Batizada de cápsula Vanessa em homenagem a uma paciente que foi tratada com o novo equipamento e se recuperou, a tecnologia foi concebida por médicos fisioterapeutas da rede Samel para, além de dar maior conforto aos pacientes com um tratamento não invasivo, diminuir os riscos de contaminação dos profissionais de saúde. 

Paciente em tratamento em Capsula Vanessa

A cápsula concebida pelo Instituto Transire funciona como um envoltório para ventilação não invasiva e é produzida em uma armação leve e resistente formada por canos de PVC, podendo ser manuseada e higienizada facilmente. Ela é revestida por uma película de vinil transparente para uma melhor visualização do paciente e para auxiliar na contenção do contágio. 

O acesso ao paciente é feito através de janelas com aberturas com zíper, permitindo monitorar, alimentar e medicar sem a necessidade do contato direto do paciente com os profissionais de saúde. A cápsula é equipada com um exaustor e um compressor de ar tipo BiPAP, que tem custo de cerca de um sexto dos respiradores, e com um filtro tipo HMED para controle da temperatura e umidade do oxigênio e ação antibacteriana e antiviral. O filtro produz uma pressão negativa no interior da cápsula impedindo a liberação de aerossóis e a contaminação do ar.