logo

Região Oeste: Problemas em dslan e fibra óptica podem ser causa de lentidão para navegação na web


Por Folha de Araputanga

Região Oeste: Problemas em dslan e fibra óptica podem ser causa de lentidão para navegação na web

Foto: Divulgação

Nas cidades de São José dos Quatro Marcos, Araputanga e região é comum ouvir a expressão “Minha internet está lenta”.  Esse ‘privilégio’ que surgiu como insatisfação de alguns parece que espalhou para a maior parte dos assinantes dos serviços de banda larga conectados na rede mundial de computadores através da concessionária OI.

Com conexões contratadas em 2 mbps ip fixo, 5 mpbs e 10 mpbs em três endereços diferentes, um deles fora de Araputanga, a redação da Folha de Araputanga também vem enfrentando o problema da lentidão para navegação.

INVESTIGANDO O PROBLEMA

A Redação decidiu investigar o assunto em reportagem e, ao abrir  registro através do 0800 da OI, para comunicar a dificuldade de navegação na internet,  obteve como resposta que o problema  está relacionado com um armário de equipamentos chamado dslam (equipamento instalado na Central Telefônica),  cujos usuários navegam por conexão realizada através de tal equipamento.

Em investigação mais detalhada  a Reportagem foi informada que cerca de até duzentos usuários está conectados em cada porta do armário e, em virtude da manutenção toda conexão que navega pelo dslam em manutenção conecta, porém, é difícil abrir  páginas para navegação.

40 DIAS

Os atendentes de telemarketing da OI dão respostas evasivas para falar do problema. Sem revelar que tratava-se de uma reportagem para jornal de web,  depois de muito insistir a Reportagem soube que o problema pode levar até 40 dias para ser resolvido, porém, não há informação quando o a manutenção começou a ser feita, nem quando terminará.

MIRASSOL

Diversos usuários de internet em Araputanga, foram consultados e, muitos deles afirmaram que estão com grave dificuldades para se manterem conectados.  Para saber mais sobre o assunto a reportagem conversou com pessoas que atuam na divisão de manutenção na rede da OI.  A manutenção estaria sendo feita no dslam de Mirassol D’ Oeste. O problema seria na conexão entre a fibra óptica e os dslam de cada central, no caso, Araputanga.

PROCON

Os usuários insatisfeitos podem buscar seus direitos, porque abertamente, ninguém na concessionária OI fala claramente quanto às reclamações de usuários junto ao sistema de telefonia e internet; contudo, a reportagem buscou informações junto ao Procon criado em 2014 em Araputanga. Na entidade pedimos no dia 30/03/2015, para saber os números do Controle geral dos Atendimentos, na forma Analítica.

 

Insatisfação contra telefonia em Araputanga

 

Período pesquisado - 01/01 A 30/03/2015

 

REGISTROS OBTIDOS JUNTO AO PROCON DE ARAPUTANGA

 

 

 

38

 

Telefônica

27

71,1%

 

OI

8

21,1%

 

Tim

1

2,6%

 

Claro

2

5,3%

 

Total de reclamações contra telefonia

 

 

38

ARTIFÍCIO

Um artifício pode estar sendo utilizado para que o usuário não reclame que a internt não está funcionando.  Durante investigação a reportagem descobriu que a capacidade de velocidade do dslam pode estar sendo dividida ao meio e, a divisão de velocidade pode estar sendo dividida novamente entre o grupo de usuários (200?), de forma que a página inicial do navegador abre, quando solicitada (principalmente porque os cookies estão armazenados na máquina), contudo, quando o endereço desejado é solicitado, demora-se tempo demasiadamente longo para se chegar à página principal do site solicitado e, quase sempre, as páginas subsequentes tornam-se ainda mais lentas e, em boa parte das tentativas não abrem o endereço solicitado.

ARMÁRIO

Na manhã de ontem (13), um técnico fazia manutenção no armário com blocos de ligações telefônicas, instalado à Rua Amador Bueno, nas proximidades da Defensoria pública de Araputanga. 

A capacidade instalada naquele armário é para atender ao sistema de telefonia do Jardim Primavera. Por duas vezes que a Reportagem passou pelas imediações o técnico continuava a realizar manutenção/reparo no armário. Tudo indica que a manutenção demandou muita atenção e habilidade para conserto.