Por Folha Max
O deputado estadual Walter Rabello (PSD) desponta como um dos favoritos a ser campeão de votos a deputado estadual nas eleições de amanhã. O parlamentar lidera a pesquisa Mark realizada entre os dias 1º e 4 de outubro, com 3% das intenções de voto.
Outros candidatos que também lideram as pesquisas desde o início do processo eleitoral são o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) e a empresária Janaina Riva (PSD), com 2,5%. Na sequência aparecem os deputados Mauro Savi (PR) e Wagner Ramos (PR), com 2,4%.
O médico de Cáceres, Leonardo Albuquerque (PDT) tem 2,3%, seguidos pelo deputado Baiano Filho (PMDB) e do empresário Eduardo Botelho (PSB), com 2,2% e 2%, respectivamente. Os deputados estaduais Romoaldo Júnior (PMDB) e Guilherme Maluf (PSDB) tem 1,9% e 1,8%, seguidos pelos ex-prefeitos Oscar Bezerra (PSB) e Wilson Santos (PSDB), com 1,8% e 1,7%, e pelo deputado José Domingos (PSD), que aparece com 1,5%.
Silvano Amaral (PMDB), Max Russi (PSB), Adriano Silva (PP) e Nininho (PR) têm 1,2%. Outros 68 candidatos foram citados na pesquisa espontânea.
A um dia da eleição 35,1% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar para deputado estadual. Outros 3,1% declararam que votarão em branco ou nulo.
O Instituto Mark ouviu 1.185 eleitores entre os dia 1º e 4 de outubro em 59 municípios do Estado. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 50% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00126-2014.
Pesquisa espontânea do instituto Mark a um dia da eleição indica que a maioria da bancada federal de Mato Grosso será reeleita neste domingo. O deputado federal Valtenir Pereira (PROS) lidera a amostra com 5,4% das intenções de voto seguido de perto pelo colega Carlos Bezerra (PMDB) com 5%.
Novato na disputa política, o ex-secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia (PSB), tende a ser um dos mais votados. Apoiado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), ele tem 4,1% ficando na terceira posição.
O quarto colocado é o deputado federal Ságuas Moraes (PT) com 3,3% seguido pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) que alcançou 2,9%. O procurador Mauro (PSOL) aparece na sexta posição com 2,8%, mas não deve ser eleito pelo fato de que a legenda dele não fez nenhuma coligação e não deve alcançar o coeficiente eleitoral estimado de 200 mil votos.
Os deputados federais Eliene Lima (PSD) e Nilson Leitão (PSDB) ocupam respectivamente a sétima e oitava colocações com 2,5% e 2,4%. O nono colocado é o ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PSB), com 1,9% seguido pelo vice-governador Chico Daltro (PSD) com 1,6%.
São citados ainda 31 outros nomes. Os indecisos ainda representam 47,6% e os votos em branco e nulo totalizaram 4,1%.
A pesquisa foi realizada com 1.185 eleitores de 59 cidades entre quarta-feira e hoje. A margem de erro da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00126-2014.