logo

São José dos Quatro Marcos inicia aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças


Por Da redação Quatro Marcos Noticias

São José dos Quatro Marcos inicia aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de São José dos Quatro Marcos recebeu cerca de 130 doses da vacina Pfizer-BioNTech para aplicação no público infantil.

São José dos Quatro Marcos  iniciou nesta quinta-feira (20/1) a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Para a imunização desse público, a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável, com documento de identidade e caderneta de vacinação. Se for portador de alguma comorbidades, é preciso apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica, de acordo com a lista de doenças indicadas como prioridade.

O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Servidores se vestiram de personagens de história infantil para receber as crianças para a vacinação

A secretária de Saúde Luciana Tosti destacou, que 'Postão de Saúde', local em que acontece a imunização contra covid-19, recebeu decoração infantil e os servidores se vestiram de personagens de história infantil para receber as crianças para a vacinação. A Secretária afirmou ainda, que é importante que os pais ou responsáveis entendam o quanto essa vacina protege seus filhos. “Contamos com a compreensão de todos para, juntos, saímos desse período. Conclamo aos pais que levem seus filhos para vacinar e assim proteger a família". Afirmou a Secretária.

O prefeito Jamis Silva Bolandin mesmo em isolamento, por ter contraído Covi-19, alertou aos pais, da importância de vacinar as crianças. “Pais por favor, peço encarecidamente que levem seus filhos para vacinar,  porque eles também são infectados e disseminam a doença para seus pais e avós”, disse o prefeito

Segurança da Vacina

Apesar de recente, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde do mundo. Mais de 8 milhões de doses foram aplicadas nos Estados Unidos, e nas crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificados eventos adversos maiores. Portanto, até o que nós sabemos de momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa mas também por outras agências regulatórias