logo

São José dos Quatro Marcos recebe prêmio na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE)


Por Por Assessoria

São José dos Quatro Marcos recebe prêmio na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE)

Com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras, protagonizadas por gestores públicos municipais o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) entregou 23 premiações para gestores públicos municipais de Mato Grosso, durante a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).

Ao todo, foram inscritas 28 prefeituras, com um total de 53 projetos, demonstrando o compromisso de todos em promover o desenvolvimento econômico e social em Mato Grosso. A cerimônia, realizada na noite desta terça-feira (09.04), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, contou com a presença de diversas autoridades como secretários estaduais e municipais, deputado, prefeitos, representantes da sociedade civil e a diretoria do Sebrae/MT.

“O nosso propósito ao realizar esta premiação é justamente identificar, divulgar e valorizar as melhores iniciativas do setor público municipal, com práticas bem-sucedidas da administração pública, que tenham contribuído para a criação ou para o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas, além de promover o desenvolvimento sócio territorial dos municípios mato-grossenses”, enfatiza a diretora Superintendente Lélia Brun, ao destacar a importância da premiação.

Os vencedores em 1ª colocação foram os municípios de: Lucas do Rio Verde, Conquista D’Oeste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Nobres, Água Boa, Tangará da Serra, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis. Confira a lista completa de todos os premiados ao final desta matéria.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Rossi, o Sebrae é parceiro dos municípios e da gestão pública, por meio da realização do PSPE, que integra as iniciativas do Programa Cidade Empreendedora com a estratégia de Territórios Empreendedores.

“Esse prêmio é muito importante porque demonstra que o gestor municipal está preocupado com a sociedade, com o desenvolvimento econômico, com a sustentabilidade, com a inclusão produtiva, e principalmente preocupado com o cidadão que mora no município. Porque se um município recebe um prêmio do Sebrae, que é uma instituição de apoio ao micro e pequeno empreendedor, automaticamente esse município está apoiando os pequenos negócios”, explica o gerente.

A premiação

Antes do anúncio dos vencedores, houve um momento de conhecimento e inovação com a palestra de Fabro Steibel, Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

Ao todo, foram nove categorias, e um total de 17 premiados, sendo algumas categorias com vencedores em primeiro, segundo e terceiro colocado. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um certificado, e os primeiros colocados receberam certificado e um troféu. Os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que acontecerá em Brasília no mês de junho.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, que recebeu dois prêmios, sendo um 1º lugar na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo e 3º lugar na categoria Cidade Empreendedora, diz que esses reconhecimentos afirmam que o município está fazendo um bom trabalho. “Receber esses prêmios só demonstra que estamos no caminho certo da tecnologia e inovação, criando um ambiente melhor para investir e para trabalhar, melhor para todos”, diz o prefeito.

Quem também recebeu dois prêmios foi o município de Campo Novo do Parecis, nas categorias de Turismo e Identidade Territorial e Sustentabilidade e Meio Ambiente. “É uma alegria muito grande receber dois prêmios e ter o trabalho da nossa equipe reconhecida para desenvolver economicamente a nossa cidade. Nós tivemos a prevenção na questão ambiental, sustentável e também nessa questão do território indígena, que hoje vem se destacando no cenário nacional”, destaca o prefeito Rafael Machado.

Outro exemplo de sustentabilidade foi a cidade de Alta Floresta, que segundo o prefeito Chico Gamba, teve muitas mudanças com a conscientização dos munícipes. “Em 2010, nós fomos um dos municípios que mais desmatou, e depois disso, fomos o campeão do inverso disso, mostrando uma redução de queimadas. Isso após um trabalho de conscientização da nossa população, e receber o prêmio, respeitando o meio ambiente, nós ficamos felizes e agradeço a população essa conscientização e agora a nossa cidade é um exemplo na questão ambiental”, finaliza.

Etapa nacional

A etapa nacional da premiação começa a partir de 21 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). Desde 2001, quando ocorreu a primeira edição, já foram inscritas no prêmio mais de onze mil iniciativas, oriundas de todos os estados brasileiros.

Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das burocracias municipais no que diz respeito a agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios. Neste ano, foram registrados mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo país, superando a última edição. O prêmio que é realizado a cada dois anos, teve em 2021, cerca de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.

Saiba mais em https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/.

Confira as prefeituras premiadas:

CIDADE EMPREENDEDORA

1º – Lucas do Rio Verde

2º – Sorriso

3º – Tangará da Serra

-

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

1º – Conquista D’Oeste

-

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

1º – Guarantã do Norte

-

EMPREENDEDORISMO RURAL

1º – Nova Mutum

2º – Nossa Senhora do Livramento

3º – Pedra Preta

-

INCLUSÃO PRODUTIVA

1º – Nobres

2º – Guarantã do Norte

3º – Barra do Garças

-

SALA DO EMPREENDEDOR

1º – Água Boa

2º – São José dos Quatro Marcos

3º – Lucas do Rio Verde

-

SIMPLIFICAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO

1º – Tangará da Serra

2º – Nova Mutum

3º – Santa Carmem

-

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

1º – Alta Floresta

2º – Campo Novo do Parecis

3º – Canarana

-

TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL

1º – Campo Novo do Parecis

2º – Nobres

3º – Matupá