logo

Secretários de Agricultura e Finanças de Quatro Marcos debatem ações para promover o fortalecimento agropecuário


Por Luiz Carlos Bordin

Secretários de Agricultura e Finanças de Quatro Marcos debatem ações para promover o fortalecimento agropecuário

Foto: Reprodução

Os Secretários de Agricultura (SEFAICO) e da Fazenda do município de São José dos Quatro Marcos, Vagner Meira e Elcyo Vinicius Rodrigo Lemos de Aguiar  respectivamente, se reuniram para debater projetos e ações em prol ao fortalecimento do desenvolvimento agropecuário local. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura Municipal.

Dentre os assuntos, foram debatidos o aperfeiçoamento do ITR (Imposto Territorial Rural), criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FUNRURAL), Programa Municipal de Compra de produtos da Agricultura Familiar, funcionamento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), levantamento de evasão do ICMS da Energia Rural, implantação do Código de Postura, orçamento anual da SEFAICO e outras ações que visem a melhoria da arrecadação municipal.

Para o secretário da SEFAICO, Vagner Meira “Precisamos criar um programa amplo de investimentos alinhados às metas do PDI, capaz de promover o aumento e a diversificação da produção agropecuária local, para fortalecer principalmente a Agricultura Familiar”. Para isso o secretário justifica que é necessário garantir um orçamento maior e sustentável para garantir as ações e projetos da SEFAICO para o ano inteiro, por meio da LDO, LOA e PPA.

O desenvolvimento agropecuário é essencial para gerar emprego e renda na econômica local, criando as bases para o aumento  gradual da arrecadação de impostos para o município, ampliando de forma sustentável a capacidade de investimento públicos nas cadeias produtivas locais.

De acordo com secretário de Fazenda, Elcyo Vinicius Rodrigo Lemos de Aguiar “O ITR pode se transformar em uma importante fonte de arrecadação municipal. Todavia, precisamos construir as bases para que ele ser aperfeiçoado e ampliado, sendo mais justo e efetivo”. Para o secretário, a ampliação da arrecadação de impostos e taxas municipais será uma importante fonte de recursos para financiar a curto, médio e longo prazos os projetos de fomento agropecuário e políticas públicas de apoio aos produtores rurais do município.