logo

Seduc recua e desiste de fechar a escola 22 de Maio em Rio Branco


Por Gazeta Digital

Seduc recua e desiste de fechar a escola 22 de Maio em Rio Branco

Depois de ouvir as reivindicações de professores e da comunidade de Rio Branco (356 Km a oeste de Cuiabá), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) recuou e disse que não vai mais fechar a Escola Estadual 22 de Maio que atende alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) como havia anunciado em outubro do ano passado. O motivo do fechamento seria a pouca quantidade de alunos, 90 no total, e o alto índice de faltas e desistências. Por outro lado, decidiu que vai elaborar um calendário de aula mais flexível para beneficiar os alunos e evitar a desistência.

A decisão de não fechar mais a unidade foi anunciada depois que a secretária estadual Rosa Neide Sandes de Almeida foi pessoalmente ao município e participou de uma reunião com a assessoria pedagógica, conselho municipal de educação, diretores, professores e o prefeito da cidade, Antonio Xavier de Araujo, popularmente chamado de Totonho (PSC) .

Secretária Municipal de Educação de Rio Branco, Iracema de Souza explicou que em média, os alunos matriculados não completam o ano letivo, mas pontuou que eles precisam de flexibilidade nos horários, porque muitos são trabalhadores e adultos. Os argumentos foram acatados pela secretária Rosa Neide. A assessoria de imprensa da Seduc explicou que a Escola 22 de Maio vai continuar atendendo a comunidade, mas irá oferecer um ensino diferenciado. Ou seja, irá organizar um cronograma escolar de aulas e atividades que incluirá flexibilidade no período de permanência dos alunos e na quantidade das aulas. Contudo, esse calendário ainda está em fase de organização.

Durante a reunião, por unanimidade a comunidade escolar optou pelo não fechamento da escola, tendo em vista, seu histórico e demonstraram à secretária Rosa Neide à importância em melhorar e aumentar o número de projetos que atenda os estudantes. Cerca de 11% da população da região são analfabetos, em sua maioria, pais de família. Por isso, o parlamentar sugeriu junto com os demais que a secretária oportunizasse uma nova chance aos professores em buscar novos alunos e a permanência deles na escola.

Reforma da Escola Rangel Torres

Em Rio Branco, a maior unidade escolar da rede estadual que atende maior parte da demanda local é a Escola Francisco Eduardo Rangel Torres. A unidade está em reforma há um ano e teria que receber os alunos da 22 de Maio se o fechamento desta se concretizasse. Mas agora isso não será mais preciso.