Por Redação com G1MT
Militar tentava passar por barreira da Operação Ágata quando foi detido com entorpecentes; Exército repudia ação e promete medidas disciplinares
Um soldado do Exército Brasileiro foi detido na última sexta-feira (23) durante uma fiscalização próxima à comunidade Vila Tabuleta, na região de Glória D'Oeste, a 304 km de Cuiabá. O militar, que seguia sentido Porto Esperidião para Cáceres, foi interceptado em uma caminhonete durante uma barreira da Operação Ágata, destinada a combater crimes em áreas de fronteira entre Brasil e Bolívia.
De acordo com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron-MT), os policiais encontraram dois tabletes de pasta base de cocaína dentro do veículo do soldado. Posteriormente, ele indicou uma residência como ponto de origem da droga, onde foram apreendidos mais 20,4 kg de entorpecentes. O militar confessou que receberia R$ 5 mil pelo transporte até Cuiabá.
O Exército, em nota oficial, informou que o soldado estava programado para ser licenciado das fileiras da instituição na próxima quinta-feira (29) devido ao término do período de serviço no Batalhão. A instituição reiterou seu repúdio a qualquer ação que viole os princípios e valores fundamentais da Força Terrestre e afirmou que tomará todas as medidas necessárias para responsabilizar o militar envolvido.