logo

Traficante apontado como um dos chefões da fronteira é preso em Várzea Grande


Por Policia Judiciária Civil-MT

Traficante apontado como um dos chefões da fronteira é preso em Várzea Grande

Um traficante apontado como líder de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas, tráfico de armas, roubos de veículos e outros crimes na fronteira foi preso, na tarde desta segunda-feira (09.06), no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, em apoio a Delegacia de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

O suspeito, Átila Remios Faria Machado, que também usa o nome de Atlas, tem seis mandados de prisão preventiva em aberto, por crimes de tráfico de drogas, e é investigado em outros dois estados da federação. O traficante pertence a família "Machado", muito conhecida na fronteira pelo histórico de crimes cometidos ao longo de vários anos na localidade, entre eles homicídios e roubos. O traficante também era investigado pelas Delegacias de São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Mirasso D'Oeste, Rio Branco e Araputanga, onde praticou roubos de veículos.

Segundo a investigação da delegada da Polícia Civil de São José dos Quatro Marcos, Anamaria Costa Machado, o traficante comanda uma organização criminosa com mais de 15 integrantes, com braço em vários municípios na fronteira e na cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul). "Tínhamos informações de que ele estava na região metropolitana e pedimos apoio da DRE para prendê-lo", disse a delegada. "A quadrilha começou ser desarticulada com a prisão de dois integrantes, conhecidos por Marlon e Roque, em São José do Quatros Marcos, com apoio da Força Tática", completou a delegada. "Em seguida o delegado de Mirassol representou por mandados contra outros integrantes, incluindo Átila, resultando em uma operação no mês de março", declarou a delegada.

Em março deste ano, nove membros da organização, cada um com cinco mandados de prisão em aberto, foram presos na operação "Câmbio Whrite", deflagrada na cidade de Mirassol D'Oeste, para cumprimento de 45 mandados de prisão preventiva. Na  ocasião da operação,  Atíla conseguiu fugir se escondendo na Bolívia. A operação foi comandada pelo delegado Diego Alex Martimiano da Silva, que também investigava do suspeito, na região.

Todos os presos, incluindo Átila Remios, respondem por roubos, tráfico de drogas, tráfico de armas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo de uso permitido, posse de arma de fogo de uso restrito, roubos de caixas eletrônicos e associação criminosa

A delegada Anamaria informou que a organização criminosa liderada pelo traficante é muito poderosa na região, cuja a especialidade é o roubo de veículos, principalmente, caminhonetes para trocar por drogas Bolívia. Segundo a delegada, o traficante tem patrimônio elevado, como fazendas e carros importados, adquiridos com o tráfico de entorpecentes. "Estamos analisando a documentação para pedir o sequestro dos bens", disse.

Durante as buscas da operação de Mirassol D'Oeste, com apoio Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), ambas de Cuiabá, foram apreendidos um fuzil 7,62 com dois carregadores, três revolveres (2 calibre 38 e um 22), munições calibres 22 e 38, dezenas de celulares com fotos das armas, além de cinco motocicletas e 1 Hyundai, cheques e dinheiro. O fuzil estava na casa de uma das pessoas presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Conforme as apurações, a quadrilha cometida os roubos de forma violenta, invadindo residências e tornando reféns os moradores para roubar caminhonetes e utilitários que depois eram trocados por drogas na Bolívia.

O traficante será interrogado pela delegada Anamaria Machado, na sede da DRE, em Cuiabá.