logo

Treinamento com merendeiras garante mais qualidade na merenda escolar de Mirassol


Por Augusto Simões

Treinamento com merendeiras garante mais qualidade na merenda escolar de Mirassol

Foto: Por assessoria

Cardápios nutritivos e saudáveis, elaborados com alimentos bem armazenados. É assim que as merendeiras da rede municipal de Mirassol D´Oeste estão preparadas para trabalhar após o treinamento realizado nesta última sexta-feira  (12 ) nas dependências da Câmara de Vereadores pela nutricionista do municipio Paula Magalhães Souza Pádua.

A pasta realiza formação com as profissionais regularmente, informando sobre valores nutricionais, cuidados de higiene, manuseio e armazenamento de comida.

A merenda oferecida pela Prefeitura de Mirassol D´Oeste com o cardápio  variado, formulado pela nutricionista da rede é para abranger todos os nutrientes necessários para as crianças. São servidas mais de 30 mil refeições por mês, preparadas por merendeiras da rede que passam por constantes qualificações para melhor aproveitamento dos alimentos, evitando desperdício e aumentando o valor nutricional dos alimentos.

 “Durante o treinamento, fornecemos a pirâmide nutricional dos alimentos e pedimos para que as merendeiras montem uma sugestão de cardápio, usando as escolhas das próprias profissionais, orientamos sobre as melhores adequações para trabalhar no dia a dia das escolas. Dessa forma, na hora do preparo prático, elas já sabem como otimizar a escolha dos alimentos e a forma de preparo também”, afirmou  Paula Magalhães Souza Pádua, nutricionista da Secretaria de Educação.

 “As crianças gostam mesmo é de comida. Na escola em qual trabalho, servimos café da manhã com bolachas, suco ou bolo, mas eles adoram o arroz, feijão, a salada e a mistura servida no horário do intervalo”, explicou uma das merendeiras participante, que já participou de diversas formações oferecidas pela secretaria. “A capacitação é ótima para o dia a dia. Na escola aproveitamos tudo, desde as cascas de frutas para sucos, como algumas partes de legumes que também podemos incluir para deixar os alimentos mais nutritivos”, contou.

A  nutricionista responsável pelo cardápio da merenda escolar da rede municipal, Paula  Magalhães Souza Pádua  acredita que a reciclagem é vital para que cada merendereira reconheça o seu papel como vital no dia a dia na vida do aluno. “ O desenvolvimento da criança também está atrelado à forma como ela se alimenta dentro do ambiente escolar. Devemos capacitar os profissionais diretamente ligados à merenda, assim podemos orientar sobre como aproveitar produtos, evitar desperdícios e valorizar questões nutricionais.”, explicou.

As profissionais também receberam explicações sobre a forma correta de receber, armazenar e manipular alimentos, práticas de higiene essenciais para o trabalho e outras informações sobre bom aproveitamento de todos os itens da merenda.