logo

Vaca dá a luz bezerros trigêmeos em São José dos Quatro Marcos


Por Renilson Senhorinho

Vaca dá a luz bezerros trigêmeos em São José dos Quatro Marcos

Uma vaca deu à luz três bezerros em São José dos Quatro Marcos, fato considerado raro pela ciência.

Entre as 42 cabeças de bovinos da propriedade rural da família Donadel Vila, em São José dos Quatro Marcos (MT), uma vaca leiteira se destacou. ‘Bananinha’ pariu bezerros trigêmeos. 

Segundo o dono, João Clarete Donadel, é a primeira vez que Bananinha, um animal da raça nelore de oito anos, tem trigêmeos. Os bezerros, sendo duas femeas e um macho, nasceram na terça-feira, 23 de setembro,  e se encontram em ótimas condições de saúde desde seus nascimentos.

Orlando Goes, amigo do proprietário da estância São Francisco,  afirma que a vaca está em sua terceira cria. Nas duas primeiras vezes, nasceram apenas um bezerro.  “É um fato raro em nossa região, o normal é nascer apenas um bezerro”,  afirma Orlando Goes.

Há relatos, de casos de reprodução de até quadrigêmeos, fato ainda mais raro. Especialistas dizem que há casos que a vaca tem uma ovulação maior, por razões hormonais, o que aumenta as chances de fecundação. É um fato que merece ser estudado pela ciência.

Segundo a veterinária Dâmaris Oliveira, a gestação de trigêmeos em bovinos não é comum. “A probabilidade de ocorrência de gestação de trigêmeos é menor que 1%. É possível acontecer um caso a cada 100 mil animais”, afirma.