Por RD News
A bancada federal por Mato Grosso tem 87,5% de renovação ao fim dos resultados destas eleições. Apenas Carlos Bezerra (MDB), presidente do partido, se reelegeu dentre os parlamentares que tentavam reeleição. O candidato mais votado é Nelson Barbudo (PSL), que recebeu 123 mil votos, o que representa 8,6% dos votos válidos. O partido do candidato coligou com Avante e Patriota, siglas que compuseram o arco de aliança do governador Pedro Taques (PSDB).
A coligação do tucano também elegeu Leonardo Albuquerque (Solidariedade), que recebeu 50 mil votos, que representam 3% dos votos válidos.
José Medeiros (Podemos) recebeu 80,3 mil votos, que corresponde a 5,6% dos votos válidos e é o segundo deputado federal eleito mais votado nestas eleições. O partido de Medeiros fez parte da Coligação A Força da União, o chapão pró-Wellington (PR) que contou com PP, PTB, PR, PRB, PT, Pros e PMN.
União, foi o ex-prefeito de Sorriso, Juarez Costa (MDB), que também teve 48 mil votos e 3% dos votos válidos.
A coligação Pra Mudar Mato-Grosso, do governador eleito Mauro Mendes (DEM), não elegeu nenhum deputado federal.
Ao todo foram 1.753 milhão de votos, sendo 1.478 milhão de votos válidos (84,29%). Votos em branco somaram 114,9 mil (6,55%), enquanto nulos foram 160,5 mil (9,15%) e as abstenções totalizaram 570 mil votos (24,5%).
Deputados eleitos por ordem de votação: