Por Da redação Quatro Marcos Notícias
Na última terça-feira, 03 de outubro, durante a Sessão da Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos, o vereador Renilso Senhorinho apresentou uma proposta de extrema importância para os munícipes de São José dos Quatro Marcos que enfrentam anualmente problemas de escassez de água em suas residências.
Renilso Senhorinho defende a necessidade de investimentos no sistema de água do município por meio de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal, utilizando as linhas de crédito Finisa ou Avançar Cidades, com um período de carência de 3 anos e um prazo de até 20 anos para pagar o financiamento.
O vereador destacou a situação crítica do sistema de água municipal, que se encontra desatualizado e incapaz de atender às crescentes demandas da cidade em constante crescimento. Ele ressaltou que a administração local e a Câmara de Vereadores têm responsabilidade na questão da falta de água, que tem afligido a população por vários mandatos. Renilso alertou que, se não houver melhorias, a Agência Reguladora e o Ministério Público podem exigir que o município faça adequações no sistema de água, correndo o risco de privatização, o que resultaria em custos elevados para os consumidores.
O vereador argumentou que o investimento no sistema de água através de financiamento é economicamente viável, pois pode ser pago ao longo do tempo, considerando a água como um recurso gerador de receitas.
Além disso, Renilso Senhorinho destacou outro projeto importante para São José dos Quatro Marcos: a inclusão no financiamento de energia solar. Ele explicou que o município gasta cerca de 230 mil reais mensais em energia elétrica e, ao investir na implantação de uma usina de energia solar, as parcelas seriam em torno de 180 mil mensais. Isso permitiria que o município redirecionasse os recursos antes destinados à conta de energia para o pagamento do financiamento da energia solar.
O vereador citou o exemplo do município de Cáceres, que fez um financiamento semelhante há alguns anos e implantou energia solar com sucesso, destacando que esse investimento se paga a si mesmo ao longo do tempo.
O vereador solicitou que a administração encaminhe à Câmara de Vereadores os projetos de financiamento da energia solar e do sistema de água, abordando todas as necessidades urgentes e garantindo a conformidade com as leis em vigor. Essas iniciativas não apenas melhorarão os serviços prestados à população, mas também garantirão o controle sobre o recurso vital da água, sem a necessidade de privatização e também que o município seja dono de sua própria energia.