Por Claudia Lima
Foto: Divulgação
Os vereadores da Câmara de São José dos Quatro Marcos se reuniram na última segunda-feira (17) em sessão ordinária e aprovaram uma indicação dos vereadores Renilson Senhorinho, Carlos Maioquim e Cida Rézio que reivindicam junto ao Governo do Estado Pedro Taques, Deputado Federal Valtenir Pereira e Ezequiel Fonseca, recursos para a realização da reforma e ampliação da estação de tratamento de água na cidade de São José dos Quatro Marcos
Segundo relatos de funcionários a atual Estação de Tratamento de água do Município, realiza o tratamento de 160 mil litros de água por hora, e teve a primeira ETA construída na gestão do então Governador Júlio Campos, a segunda ETA foi construída em 2008 com recursos do Governo Federal.
Os parlamentares que estiveram visitando o Departamento de Agua ficaram preocupados com a situação da Estação de Tratamento de Agua do município. O Vereador Renilson afirmou que devido ao tempo de uso precisa de reformas e ampliações urgentes, visando solucionar o abastecimento de água, por este motivo há necessidade da intervenção do Poder Público Estadual e Federal, no sentido de assegurar e efetivar a realização das obras que garantam o abastecimento de água de qualidade necessária á sobrevivência dos habitantes do Município.
O Vereador Carlos Maiorquim esteve in loco e afirmou que o Departamento de Agua precisa de Reforma da ETA (Decantador e Filtros), trocar carvão, areia e pedra.
A vereadora Cida Rezio concluiu que precisa urgentemente da construção de um prédio que comporte toda a estrutura técnica da ETA, ou seja, laboratório e tanques onde se trabalham com o sulfato e o cloro, o local deve ser bem arejado, pois o cloro causa danos a saúde dos funcionários. Construção de 2 tampas para os dois reservatórios de 500 mil litros, pois devido ao tempo de construção e uso, expõe perigo a quem manuseia.
Os vereadores puderam verificar que há necessidade de reforma na sala de recepção. Construção de um barracão para guardar os canos e utensílios que estão expostos ao sol, podendo inclusive ser danificados com tal exposição.
O tema sobre a água foi bastante discutido pelos vereadores
O vereador Marcelo Salomão destacou que o assunto é prioridade no município e afirmou que é preciso que a prefeitura compre terrenos para fazer reservatório de agua. Segundo Salomão o município abastece as casas somente com agua do Corgão. O vereador Rato disse que a prefeitura não precisa comprar terrenos, pois possui 5 alqueires próximo a captação de agua do Corgão. O vereador Renilson Senhorinho se mostrou preocupado com a condição da água que chega nas casas, “já presenciei e fiquei preocupado com a cor da agua; procurei o chefe do departamento de água e afirmou ser o uso do sulfato na água”. O vereador Chaguinha disse estar preocupado com o uso de agrotóxicos pulverizados por aviões nas lavouras próximo ao córrego que abastece a cidade